03 JUN 2020
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O NOVO DECRETO (FLEXIBILIZAÇÃO DA QUARENTENA)

Como todos sabemos, o Governador do Estado de São Paulo João Dória, decretou prorrogação da Quarentena, instituindo o Plano São Paulo https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp/#gsc.tab=0 determinando, a partir das avaliações do Centro de Contingência, a classificação de cada região do Estado em um total de cinco fases: Fase 1 (vermelha), Fase 2 (laranja), Fase 3 (amarela) Fase 4 (verde) e Fase 5 (azul). Em cada nível há flexibilização controlada e escalonada de diferentes setores econômicos.

A Região de Araçatuba, onde se encontra o município de Clementina, está classificada na Fase 2 (Laranja): Controle – Fase de atenção, com eventuais liberações.

Nesta Fase 2 (Laranja), está liberado a abertura de comércio e serviços em geral, com capacidade limitada a 20%, horário reduzido para quatro horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos e “Fica proibida a abertura de bares, restaurantes e lanchonetes para consumo local, salões de beleza e barbearias, e outras atividades que gerem aglomeração”.

As fases são determinadas pelo acompanhamento semanal da média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes contaminados pelo coronavírus e o número de novas internações no mesmo período na Região em que o município está classificado. Uma região só poderá passar a uma reclassificação de etapa – com restrição menor ou maior – após 14 dias do faseamento inicial, mantendo os indicadores de saúde estáveis.

Portanto, até sair uma nova classificação da nossa Região, em Clementina fica proibido a abertura de bares, restaurantes e lanchonetes para consumo local, salões de beleza e barbearias, e outras atividades que gerem aglomeração, através do DECRETO MUNICIPAL N° 41, de 29 de MAIO DE 2020, em concordância com o DECRETO ESTADUAL Nº 64.994, de 28 DE MAIO de 2020.