22 OUT 2019
IBGE e Prefeitura fazem reunião de planejamento para o Censo 2020
Na manhã dessa terça-feira (22/10/2019), na sala de reunião da Prefeitura Municipal de Clementina aconteceu uma reunião de planejamento e acompanhamento para o Censo Demográfico 2020, que contou com a presença de Diretores de Departamentos Municipais, funcionários da Prefeitura e também da nossa Prefeita Célia.
A reunião foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através de seu representante Wesley de Souza Arcassa, que teve como objetivo propiciar a participação da comunidade local, dando transparência à operação do Censo Demográfico no município e buscando, junto à sociedade, apoio e parcerias para viabilizar as atividades censitárias.
Dentre suas principais atribuições estão:
- Apreciar os mapas para fins estatísticos elaborados pelo IBGE para orientar as equipes de campo e a divulgação de resultados;
- Promover a divulgação do Censo Demográfico junto à comunidade;
- Colaborar na instalação dos postos de coleta, auxiliando na disponibilização da infraestrutura necessária à coleta de dados e no deslocamento das equipes nas áreas rurais.
A nova contagem populacional, que vai fornecer informações socioeconômicas atualizadas, contará com o apoio da administração municipal e, segundo Arcassa, representante do IBGE, será realizado no ano de 2020, um Processo Seletivo para contratar uma equipe, em caráter temporário, para realizar todos os serviços relacionados ao Censo 2020 em cada um dos municípios brasileiros. Para o município de Clementina está previsto a contratação de 01 ACM (Agente Censitário Municipal), 01 ACS (Agente Censitário Supervisor) e pelo menos 7 recenseadores. Assim que o Editar estiver disponível será publicado aqui.
O Censo 2020 está previsto para ser realizado de agosto a outubro do ano que vem.

Fotos: Beto Oprini