A Divisão de Meio Ambiente de Clementina/SP, cujo foco é a proteção do meio ambiente em todas as suas formas, a preservação da biodiversidade, orienta os munícipes sobre questões relacionadas aos animais silvestres:
1) Animal silvestre não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, galinhas e porcos, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres.
2) Cuidar de animais silvestres em casa pode parecer uma forma de amar a natureza, mas não é. Lugar de bicho é em seu habitat natural, e não nas cidades. Quem realmente gosta dos animais vai querer que eles fiquem onde se sintam mais felizes.
3) Ter animais silvestres como bichos de estimação é ilegal conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeitar.
4) Ser dono de animal silvestre não é uma atividade muito segura. Entre os principais problemas estão o risco de ataques e a transmissão de doenças como a malária, a febre amarela e várias viroses desconhecidas.
Canal de Comunicação:
Assim sendo, a Divisão de Meio Ambiente, localizada na Rua Bahia, 151-Centro – Telefone (18) 3658-9500, Ramal 244, fica a disposição da população durante seu expediente para denúncias sobre captura, comercialização e maus tratos a animais silvestres.
DISQUE DENÚNCIA – ANIMAIS SILVESTRES
(18) 3658-9500 - Ramal 216
e-mail – meioambiente@clementina.sp.gov.br