09 JUN 2021
EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ZERA A LISTA DE ESPERA PARA AS VAGAS DE CRECHE NO MUNICÍPIO
Beto Oprini - Pref. Clementina - 09/06/2021 - 09h00

O Departamento Municipal de Educação e Cultura de Clementina, em parceria com as Coordenadoras dos CEIM’s, conseguiu zerar a lista de espera para acesso às vagas de crianças em idade de creche no município.
A lista de espera em questão refere-se à demanda manifesta, onde pais e responsáveis pelos alunos, iam até o Departamento Municipal de Educação e Cultura registrar o interesse de matrícula para essa etapa de ensino. A saber: Berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II.
No início do ano de 2021, o Departamento realizou uma filtragem dos interessados, retirando da lista os que já tinham conseguido matrícula ou que haviam mudado da cidade, reduzindo a lista de 150 crianças aproximadamente para 71 crianças. Entre abril e maio de 2021, uma nova filtragem foi realizada, reduzindo essa lista para 40 crianças aproximadamente.
Todos os pais e responsáveis que constavam com os dados atualizados foram contatados e foram realizadas as matrículas daqueles que tiveram interesse, lembrando que, nessa faixa etária, a matrícula não é obrigatória.
Além disso, houve uma busca ativa pelos pais e responsáveis que estavam com os dados desatualizados, buscando informações junto às Unidades Escolares, Departamento de Assistência Social, Departamento Gestor do Bolsa Família e Departamento Municipal de Saúde, o que resultou em quase 100% de contatos realizados.
Através de um estudo da demanda, foi possível realizar a abertura de mais duas classes na educação em idade de creche, sendo: um Berçário II e um Maternal I, passando o município a contar com a oferta de um Berçário I, três Berçários II, quatro Maternais I e seis Maternais II, estes últimos sendo quatro Maternais II em Período Integral e dois Maternais II em Período Parcial, atendendo a um total de 192 crianças em idade de creche.
Para as matrículas de 2022, o Departamento pretende lançar um formulário de cadastro que será preenchido de forma online, a fim de atender plenamente toda a demanda não manifestada até o momento, atingindo 100% de atendimento às crianças de faixa etária entre 0 e 3 anos de idade, superando a Meta 1 do Plano Municipal de Educação em 100%.

Equipe Gestora:

Gilberto Murgo
Diretor do Dep. Municipal de Educação e Cultura

Thimóteo de Oliveira Lêe

Contato: (18) 3658-9500 Ramais (209 e 210)

Departamento Municipal de Educação e Cultura

Fonte: Departamento Municipal de Educação e Cultura de Clementina