16 MAR 2021
Inscrições para Processo Seletivo do IBGE para recenseador terminam nesta sexta-feira (19/03/2021)
São oferecidas até 08 vagas para Clementina
Beto Oprini - Pref. Clementina - 16/03/2021 - 16h30

Terminam nesta sexta-feira (19) as inscrições do processo seletivo para contratação temporária de 181.898 recenseadores (até 08 vagas para Clementina) que vão trabalhar no Censo Demográfico 2021. Os interessados devem se inscrever no site do Cebraspe, empresa organizadora da seleção.
Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Para concorrer a uma das mais de 181 mil vagas, distribuídas por 5.297 municípios, o candidato precisa ter o ensino fundamental completo. No ato da inscrição, ele poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição é de R$ 25,77.
Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online, disponível no hotsite do Censo 2021, que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas entrevistadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. Para estimar a remuneração, basta acessar o simulador, informar o município e quantidade de horas que pretende dedicar ao trabalho. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.
As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. Elas serão aplicadas no dia 25 de abril para recenseadores. Mesmo quem fez a inscrição para o cargo de ACM (Agente Censitário Municipal) poderá fazer também para Recenseador, pois a data das provas é diferente.
Quem optar por Clementina, as provas serão realizadas na EMEF “Maria Conceição de Souza”
Autor: Alerrandre Barros - IBGE