11 MAR 2021
IBGE oferece mais de 204 mil vagas temporárias para o Censo 2021
São oferecidas 181.898 vagas para recenseador (até 07 vagas para Clementina), 16.959 para Agente Censitário Supervisor (ACS) - (01 vaga para Clementina) e 5.450 para Agente Censitário Municipal (ACM) - (01 vaga para Clementina) em 5.297 municípios do país.
O IBGE publicou no dia 18 de fevereiro, dois editais para contratar temporariamente 204.307 pessoas para trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2021. São oferecidas 181.898 vagas para recenseador (até 08 vagas para Clementina), 16.959 para agente censitário supervisor (ACS)  e 5.450 para agente censitário municipal (ACM) (01 vaga para Clementina) em 5.297 municípios do país. Os quadros de distribuição das vagas estão disponíveis para consulta no site do Cebraspe, empresa organizadora dos processos seletivos.
As inscrições para ACM e ACS começam no dia 19 de fevereiro e vão até 15 de março. Já para recenseador, as inscrições serão realizadas de 23 de fevereiro a 19 de março. Para concorrer à função de recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo, e para ACM e ACS, ensino médio concluído. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição (R$ 39,49 para ACM e ACS, e R$ 25,77 para recenseador) poderá ser paga pela internet ou fisicamente em qualquer banco ou casa lotérica.
As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. A contratação temporária é regida pela Lei nº 8.745/1993.
Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados.
Para as vagas de nível médio, os mais bem colocados em cada município ocuparão a vaga de ACM, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2021 naquela cidade. Já o ACS supervisiona as equipes de recenseadores. As remunerações dessas duas funções são de R$ 2.100 para ACM e R$ 1.700 para ACS, com jornada de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.
Com datas diferentes, candidatos podem participar dos dois processos seletivos
As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. Elas serão aplicadas no dia 18 de abril para ACM e ACS, e no dia 25 de abril para recenseadores. Essa diferença de datas permite ao candidato participar dos dois processos seletivos. O cronograma detalhado de ambos os processos seletivos está disponível nos editais.
Quem optar por Clementina, as provas serão realizadas na EMEF “Maria Conceição de Souza”

Link para inscrição para Recenseador: https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_RECENSEADOR

Link para inscrição para ACM/ACS: https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_AGENTE
Fonte: IBGE