31 JUL 2019
CAMPANHA QUEIMADA É CRIME
Queimada é crime ambiental e prejudicial à saúde
Com o início do período de estiagem, o nível de chuvas diminui, o mato e o solo ficam secos e aumenta a ocorrência de incêndios em áreas de vegetação. Além de causar prejuízos ambientais e para a saúde pública, as queimadas são classificadas como crime ambiental passível de multa quando provocadas intencionalmente.
Para coibir essas ações de queimadas, a Prefeitura Municipal de Clementina, através da Divisão do Meio Ambiente está lançando a Campanha “Queimada é crime”, com finalidade de conscientizar os proprietários de terrenos e residências a não recorrer a queimadas em seus quintais. A Divisão do Meio Ambiente lembra ainda que, até a queima de folhas provenientes da varrição de calçadas ou da limpeza de jardins também é considerada crime ambiental e passível de multa.
As denúncias de queimadas podem ser feitas pelo email meioambiente@clementina.sp.gov.br ou pelo telefone: (18) 3658-9500 Ramal 244. No ato da denúncia devem ser informados o nome do bairro, da rua, o número da quadra e do terreno ou residência. Caso o local não possua numeração, é preciso indicar um número de referência para identificação do local, como por exemplo, o número de uma casa ao lado ou em frente.
No meio ambiente, dentre os impactos, as queimadas causam degradação do solo e poluição do ar. Na saúde humana, provocam principalmente doenças respiratórias, o que promove o aumento do fluxo de atendimentos em unidades de saúde.
Seja um cidadão consciente, onde há fogo, não há vida.
Prefeitura Municipal de Clementina
Divisão de Meio Ambiente