A Prefeitura Municipal atavés do Departamento de Água e Esgoto de Clementina (DAEC), atualmente vem realizando a limpeza e desobstrução das redes coletoras de esgoto existentes no município. Com a manutenção nas redes, a vazão do sistema é ampliada a diminuem as ocorrências de vazamentos e pontos de obstrução. É de extrema importância que os moradores evitem o descarte de objetos sólidos no sistema, o que previne ocorrências na rede.
Carlos Eduardo da Silva Domingues, responsável pela equipe de manutenção do DAEC, explica que “a limpeza das estações e das redes faz com que o sistema funcione com mais eficiência”. Como as unidades são ligadas entre si, o bombeamento de esgoto ocorre com mais rapidez. Neste trabalho, a equipe do DAEC trabalha nas ruas fazendo desentupimento com varetas, nos casos mais simples, e também com o uso de caminhões de hidrojateamento, que aplicam água sob pressão nas tubulações. Todo o material existente na rede é retirado, o que aumenta a vazão do sistema como um todo.
Como sempre acontece em ações do tipo, o DAEC encontra vários tipos de objetos sólidos que não deveriam estar nas tubulações. Areia, terra, plástico, restos de materiais de limpeza e de alimentos contribuem para reduzir o diâmetro dos tubos e limitar a vazão do esgoto. Com isso, acabam surgindo pontos de entupimento e de vazamento. A orientação á população é que se empenhe no uso responsável do sistema, para que as manutenções ocorram em menor número e a população tenha menos transtornos.