07 AGO 2020
Região de Araçatuba avança para a Fase Amarela do Plano SP
O governo do Estado de São Paulo passou a região de Araçatuba, onde se encontra o município de Clementina, para a fase 3, ou fase amarela, do Plano SP, que prevê a retomada consciente da economia, durante a pandemia do novo coronavírus.
A terceira fase, chamada pelo governo estadual de flexibilização, permite a abertura do comércio por seis horas diárias e amplia a capacidade de atendimento de 20% para 40%. Além disso, libera o funcionamento de salões de beleza, cabeleireiros, manicure e pedicure. Bares e restaurantes também poderão voltar a atender presencialmente em áreas ao ar livre ou arejadas.
A prefeita de Clementina, Célia Galhardo, deve emitir um novo decreto municipal, explicando as novas regras e deveres desta nova classificação.

O QUE MUDA

O Plano São Paulo determina, a partir das avaliações do Centro de Contingência, a classificação de cada região em um total de cinco fases: vermelha, laranja, amarela e verde e azul. Em cada nível há flexibilização controlada e escalonada de diferentes setores econômicos.

A avaliação leva em consideração a porcentagem de leitos ocupados, a variação de casos, internações e óbitos pela doença em cada região do Estado de São Paulo.

Na fase amarela, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 40%, horário reduzido para seis horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos.

Também poderão funcionar salões e barbearias, além de bares e restaurantes, que estarão liberados apenas para atendimento ao ar livre ou em áreas arejadas.

Veja as principais mudanças:
  • Restaurantes e bares reabrem para consumo local com 40% da capacidade e seis horas diárias, em áreas ao ar livre ou arejadas;
  • Salões de beleza, cabeleireiros e barbeiras retomam com 40% e por seis horas diárias; sem ambiente de espera e com protocolos sanitários;
  • Academias podem reabrir com restrições por seis horas; capacidade de 30% e com agendamento;
  • Escritórios em geral também funcionam por seis horas e sem filas;
  • Retorno das aulas práticas de direção nas autoescolas;
  • Comércio e shoppings passam a funcionar com 40% por seis horas diárias.