12 JAN 2015
Município VerdeAzul

O município de Clementina se destacou entre as cidades da região na edição 2014 do programa estadual Município VerdeAzul. Na região de Araçatuba, 11 municípios receberam o certificado da Secretaria Estadual de Meio Ambiente referente ao cumprimento das metas estabelecidas pelo programa.

Clementina obteve nota 90,32, garantindo a segunda melhor posição entre os municípios participantes da região de Araçatuba e o 32ª lugar no ranking estadual. Na região, a primeira posição ficou com a cidade de Pereira Barreto, com nota 93,82, enquanto que em nível estadual a maior nota ficou com a cidade de Botucatu, com nota 98,02.

Além do certificado, Clementina recebeu o prêmio “Franco Montoro”, que é concedido ao município que foi mais bem colocado na Bacia Hidrográfica do Rio Aguapeí-Peixe.

Desde 2007, quando o programa foi implantado, esta é a segunda vez que a cidade de Clementina recebe o certificado de Município VerdeAzul. A primeira vez foi em 2010, onde obteve nota 83,44. As piores pontuações ocorreram em 2011 (19,06) e 2012 (25,11).

A solenidade de entrega dos certificados de Município VerdeAzul aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, no último dia 11. Representando a cidade de Clementina esteve o chefe de divisão municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Alves Cenerino, e o assessor procurador jurídico, Vinícius Ienny Akiyama.

De acordo com o chefe de divisão municipal de Meio Ambiente de Clementina, o apoio da prefeita Célia Conceição Freitas Galhardo (DEM) e dos setores da administração municipal foram fundamentais para alcançar o objetivo.

“Para conseguir a melhoria na pontuação, desenvolvemos ações de educação ambiental, implantação de viveiro municipal para doação de mudas para arborização urbana, plantio de árvores na área rural e urbana, melhoria na coleta seletiva, acompanhamento do sistema de tratamento de esgoto, entre outras ações conjuntas”, informou Cenerino.

O chefe de divisão municipal de Meio Ambiente de Clementina fez questão de destacar a implantação e início de operação do novo aterro sanitário, cujo antigo se encontrava com a capacidade de recebimento de resíduos esgotada.

Cenerino está à frente da divisão municipal de Meio Ambiente de Clementina desde 2013. Ele também já ocupou o mesmo cargo na Prefeitura de Piacatu entre 2010 e outubro de 2013. Coincidência ou não, foi nesse período (2011, 2012 e 2013) que Piacatu ocupou o primeiro lugar no ranking entre os municípios da região de Araçatuba.

Os municípios recebem uma nota ambiental, todo ano, que varia de 0 a 100 e avalia o seu desempenho em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.