14 AGO 2014
Recuperação de estradas rurais

Prefeitura de Clementina recebe secretaria da Agricultura e Abastecimento

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Carneiro Bergamaschi,esteve em cerimônia solene nessa quinta-feira, dia 14 de agosto para a inauguração da recuperação de estradas rurais do município.

No total foram recuperados 8,61 km de estradas rurais, beneficiando aproximadamente 600 pessoas que utilizam as estradas rurais do município.

A Recuperação das estradas rurais tem como objetivos:

·          Readequação das plataformas das estradas rurais de terra, com ou sem a elevação do “greide estradal”, para a implantação de sistema de drenagem superficial eficiente;

·          Dotar os pontos de sangra da estrada (deságüe) de estruturas que evitem a ocorrência de processos erosivos nas propriedades lindeiras, como terraços ou bacias de captação, favorecendo a infiltração das águas pluviais e a recarga do lençol freático.

·          Melhorar as condições de suporte e rolamento das pistas das estradas rurais com a execução de revestimento primário.

E como Benefícios:

·          Estradas rurais de terra com boas condições operacionais e de conforto, segurança e trafegabilidade aos usuários;

·          Preservação dos recursos naturais – especialmente a água e o solo – reduzindo os efeitos dos processos erosivos e o assoreamento dos cursos d’água.

·          Redução dos custos dos transportes dos insumos e da produção agrícola;

·          Redução do custo de conservação e prolongamento da vida útil da estrada;

·          Promoção da melhoria da qualidade de vida da população da região beneficiada;

·          Transferência de tecnologias de conservação de estradas rurais de terra às administrações municipais por meio de treinamentos.

A Prefeitura Municipal de Clementina através do Engenheiro Diego Henriques dos Santos agradece a CODASP- Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo, empresa responsavel e parceira do municipio pela recuperação das estradas rurais.

A recuperação das estradas são fundamentais garantir a acessibilidade da população que utilizam as mesmas para se deslocar até os municípios vizinhos e para garantir o acesso e o escoamento da produção das propriedades rurais situadas na estrada e em áreas adjacentes. Além disso, a recuperação das estradas contribui para a preservação dos mananciais ali presentes já que com as obras de melhor caminho não há mais erosões nas estradas atendidas pelas obras, comentou a prefeita de Clementina, Célia Galhardo.

CLM 060

CLM 080