11 AGO 2014
Escorpiões: Medidas Preventivas
Para evitar condições propícias ao abrigo e proliferação de escorpiões, deve-se adotar as seguintes medidas:

• Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha;
  • Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados;
  • Rebocar paredes e muros que apresentem vãos e frestas;
  • Vedar soleiras de portas com rolos de areia;
  • Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;
  • Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos que servem de alimento aos escorpiões;
  • Realizar roçagem de terrenos;
  • Manter berços e camas afastados das paredes;
  • Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.
O Departamento de Vigilância Sanitária e Sucen fizeram arrastão na cidade, passando de casa em casa retirando entulhos, restos de madeiras, tudo que possa estar acumulando água e abrigo para escorpiões, seu aparecimento é causado pela presença de outros insetos, como a barata, são sensíveis a qualquer tipo de  inseticida, desde que este inseticida a base de querosene seja pulverizado diretamente no escorpião, e é por esse motivo que torna-se a eliminação do inseto difícil, pois eles sempre estão escondidos, e o fato de o escorpião respirar o veneno a longa distância não o mata,  nem ele se alimentando de insetos mortos pelos inseticidas.
Portanto para a eliminação dos escorpiões passa pela conscientização, limpar caixas de gorduras onde há presença de baratas e outros insetos, não deixar entulhos no quintal, eliminar telhas, tijolos velhos e tudo que possa servir de abrigo para o escorpião.
Foram feitas dedetização nas redes de esgoto para eliminar insetos que servem de alimentos para escorpiões.